O que é um transponder ?

O que é um transponder

Essa Deve ser uma outra Duvida que muita gente deve ter, Segue um texto Explicativo de como funciona os mesmo.

Se formos buscar uma tradução livre para o termo transponders, o que melhor traduz o trabalho que ele executa no satélite é repetidor, mas a tradução transportador, do termo em inglês, também é bastante adequada.

Adequada pois para entendermos o papel do transponder nós podemos pensar no satélite como uma grande locomotiva, composta por diversos vagões que transportam canais de televisão, canais de rádio, dados entre outros.

Cada vagão desta locomotiva pode transportar uma quantidade x de pacotes que contém a informação destes canais.

Então vamos comparar da seguinte maneira, o trem com todos os seus vagões é o satélite.

Cada vagão individualmente é um transponder, e cada transponder pode transportar uma quantidade x de pacotes.

Só para exemplificar vamos dizer que nós temos um trem – satélite – de nome X2 e que ele tem 10 vagões – transponders – que podem transportar 50 pacotes cada, ou seja, 50 pacotes é a carga máxima que o transponder do satélite X2 consegue suportar.

Vamos supor que este trem está reservado para transportar somente canais de televisão e cada canal consiga viajar em no mínimo quatro pacotes mas também pode ocupar até dez pacotes se menos canais deciderem viajar em um mesmo vagão – transponder.

Se um vagão puder levar um canal em apenas quatro pacotes, a imagem do canal irá chegar na casa do cliente com uma qualidade inferior, já que precisou ser espremida para caber naquele espaço pequeno disponível no vagão para ele, mas se o espaço possível para o canal foi de dez pacotes, a imagem que vai chegar na casa do cliente será bem melhor pois não precisou viajar tão espremida assim, foi até com uma certa sobra de espaço para aquele canal.

Cada vagão transponder do X2 então, com seus cinquenta pacotes de espaço, pode escolher levar 12 canais ou somente 5 canais ou mesmo uma quantidade intermediária de canais entre estes dois valores, usando mais pacotes para alguns canais mais importantes e menos pacotes para outros.

Cada vagão-transponder também recebeu uma numeração para que se possa colocar uma ordem lógica em qual vagão cada grupo de canais vai viajar, os vagões mais perto da locomotiva tem melhor qualidade e por isto levam os canais mais importantes e recebem numerações menores enquanto os do final da locomotiva são de pior qualidade e levam os canais menos interessantes.

Então os vagões recebem os números 10100, 10200, 10300… e assim por diante até o número 12000.

Um dia uma pessoa pensou num modo de como colocar mais canais neste mesmo trem sem aumentar a quantidade de vagões e chegou a conclusão de que poderia fazer um vagão extra emcima do vagão-transponder que já estava lá, então ele daria o nome de Horizontal para o vagão que estivesse embaixo e Vertical para o vagão que estivesse em cima.

E colocaria uma numeração semelhante nos vagões que estivessem em cima e em baixo, acrescentando a nomenclatura Horizontal ou Vertical, desta maneira o nome dos vagões-transponders do satélite X2 ficou sendo 10100 Horizontal, 10100 Vertical, 10200 Horizontal, 10200 Vertical e assim por diante.

Para os clientes descarregarem o conteúdo deste trem-satélite em sua casa pegando somente os canais que eles querem então eles devem saber o nome do trem-satélite, no nosso caso é X2, tem que saber qual é o vagão-transponder deste trem-satélite que está transportando os canais que ele deseja assistir.

Então é isto, o transponder serve basicamente para transportar uma quantidade x de canais, ele é organizado em faixas de numerações que representam as frequências em que está sendo transportado o grupo de canais do transponder, e para saber onde está o canal que você quer assistir você precisa saber qual é o satélite e em qual transponder do satélite está o canal que você deseja.

Sabendo isto é só configurar o seu receptor para captar aquele transponder no qual está o canal que você quer assistir.

TA AÍ UM TEXTO BEM EXPLICADO FEITO PELO O PESSAOL DO GPS PEZQUIZA.

CLUB AZ BRASIL

Comentários